Depois de algum tempo de ausência, a publicação de hoje é inspirada pelos cheiros da minha terra. Cheiro a maresia, a peixe.
Esta refeição já se tornou num clássico cá de casa. Sai sempre bem e como sempre é facílimo de fazer. Peixe no forno
Aprendi a fazer este peixe no forno quando andava na universidade e a minha mãe me enviava peixe congelado pelo expresso. Nunca gostei e continuo a não gostar de comprar peixe a não ser na terrinha. Ainda hoje cada vez que recebo uma visita algarvia, recebo peixe ou sempre que me desloco lá a baixo venho carregada de peixe.
E mais uma vez o modo de preparação foi-me ensinado pela minha mãe ...
Os ingredientes usados não têm uma quantidade certa. Pois quando a faço também nunca uso as mesmas quantidades, uso sempre os mesmos ingredientes mas como faço a olho a quantidade varia. Também depende do número de pessoas para o qual se prepara este peixe e de quanto cada um come.
Desta vez como éramos 2 pessoas usei as seguintes quantidades:
Ingredientes:
- 2 Peixe (sargo, ...
- 8 Batatas pequenas
- 9 colheres (sopa) Vinho branco
- 6 colheres (sopa) Azeite
- 2 colheres (chá) Clorau
- 5 Alhos picados (pequenos)
- q.b. Cebola em rodelas
- q.b. Azeite
- q.b. Sal
Modo de preparação:
1. Comece por forrar uma travessa com cebola cortada em rodelas e regue com azeite. (enquanto o forno aquece pode levar a travessa ao forno para a cebola alourar).
2. Enquanto o forno aquece e a cebola aloura, prepare o molho. Numa tacinha junte os alhos cortados em fatias, uma colher de colorau e um pouquinho de vinho e faça pressão com uma colher de pão sobre os alhos. (pode sempre usar um almofariz). De seguida junte o restante colorau, o vinho e o azeite e mecha tudo muito bem. Reserve.
3. Coloque o peixe que fora previamente temperado com sal na travessa com a cebola e leve ao forno. (para começar o processo de cozedura do peixe).
4. Descasque as batatas e leve a cozer com sal cerca de 10 min (o tempo conta a partir do momento em que a água começar a ferver).
5. Retire o peixe do forno, vire-o, junte as batatinhas já cozidas e regue tudo com o molho reservado. Leve novamente ao forno e deixe cozer até as batatas e o peixe começarem a alourar. Se necessário para não secar muito vá regando com o molho da travessa.
Bom Apetite
|| adapte a receita ao seu gosto pessoal ||
[sugestão] - se não tiver batatas pequenas, corte as grandes em cubos não muito pequenos.
[nota] - a quantidade de azeite, vinho colorau, alhos pode mudar consoante o seu gosto.
Sem comentários:
Enviar um comentário